Pular para o conteúdo

Escola de Verão tem novo ciclo de debates em curso sobre a classe trabalhadora.

  • por

Hoje, 22 de Janeiro iniciaremos as inscrições de um projeto bastante instigante sobre a situação da classe trabalhadora e seus desafios para o século XXI. Batizado de “Ciclo de Debates Formativos”, em parceria entre o INSTITUTO LULA no âmbito da sua recém-criada Escola de Verão, a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação) e a RED ESTRADO Brasil (Rede Latino Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente), o curso: “A Classe Trabalhadora na terceira década do século XXI” vai se debruçar sobre os dilemas contemporâneos dos trabalhadores brasileiros.

A recessão econômica de 2020 é uma das mais graves da história do país. A crise sanitária imposta pela pandemia da COVID-19 impactou o mundo, mas no Brasil diante do desemprego, da subocupação, da instabilidade de rendimento e da perda de representação e direitos sociais e trabalhistas, a situação é ainda mais preocupante. Este curso quer debater a marcha da devastação do trabalho no Brasil, especialmente quando a crise pandêmica da COVID-19 revela as entranhas do neoliberalismo pelas quais a classe do labor sofre e busca resistir.

O Ciclo tem inscrições gratuitas e como referência o livro A Devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia, organizado por Dalila Andrade Oliveira e Marcio Pochmann. Para aqueles que não têm interesse em ser formalmente matriculados, mas apenas acompanhar as exposições e os debates, todas as atividades serão transmitidas ao vivo e abertas pelos canais dos parceiros (Instituto Lula, Red Estrado e CNTE). Mas se você tem interesse em se inscrever e tornar o ciclo de debates um curso com direito a certificado, fique atento às seguintes informações. 

Como curso, o ciclo de debates contará com atividades síncronas (basicamente as exposições dos convidados e os debates transmitidos ao vivo) e atividades assíncronas (textos de leitura, atividades de reflexão e fóruns moderados de debates), divididos em três processos:

  • Atividades síncronas (18 horas): 12 encontros (terça-feira e quinta-feira), às 19 horas, com 1h30min cada, pelo canal do YouTube Instituto Lula (e simultaneamente com os canais do YouTube GESTRADO, RED ESTRADO, CNTE e Facebook: Instituto Lula, GESTRADO, RED ESTRADO e CNTE). 
  • Atividades assíncronas (42 horas): leituras individuais do livro referência e outras leituras indicadas; atividade avaliativa ao final do ciclo.
  • Atividade Avaliativa: uma resenha, um artigo, um comentário crítico ou um produto digital (podcast, vídeo) entregue ao final do ciclo. As atividades avaliativas poderão ser realizadas individualmente ou em grupo de até três pessoas. 

Atenção, para aqueles que têm interesse em se inscrever formalmente, as inscrições vão até 05 de fevereiro, mas podem encerrar-se antes quando o limite de 300 vagas for atingido. Antecipe-se.

Todas orientações para o ciclo acontecerão pela Google Classroom fechado, só sendo possível acessar depois de inscrição aprovada. Com carga horaria de dedicação em 60 horas. O cronograma prévio de atividades divulgado abaixo está sujeito a alterações:

Datas

Temáticas

Expositores

23/02/2021, terça

Abertura

Marcio Pochmann 

Dalila Andrade Oliveira

23/02/2021, terça

No centro do capitalismo mundial

Artur Henrique S. Santos

25/02/2021, quinta

Na periferia do capitalismo mundial: o caso do Brasil 

Marcio Pochmann 

 

02/03/2021, terça

A situação do sindicalismo

Anderson de S. Campos 

04/03/2021, quinta

Papel das negociações coletivas de trabalho

Camila Yuri Santana Kuta

Luís Augusto Ribeiro da Costa

09/03/2021, terça

Impacto da Justiça do Trabalho

Luiz Philippe Vieira de Mello Filho

Renata Queiroz Dutra

11/03/2021, quinta

Atuação do Ministério Público do Trabalho

Carolina De Prá Camporez Buarque

Tadeu Henrique Lopes da Cunha

16/03/2021, terça

Vida e trabalho das mulheres

Natália Leão

Giulliana Bianconi

18/03/2021, quinta

Teletrabalhadores

Maria Aparecida Bridi

23/03/2021, terça

Trabalhadores nas empresas com plataforma digital

Ludmila Costhek Abílio

 

25/03/2021, quinta

Trabalho em casa em tempo de home office

Bárbara Vallejos Vazquez

 

30/03/2021, terça

Os trabalhadores do turismo

Cesar Sanson

06/04/2021, terça

Trabalhadores da educação

Dalila Andrade Oliveira

Edmilson Pereira Junior

O público esperado para essa atividade é de Trabalhadores, dirigentes sindicais, lideranças políticas, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e demais interessados na discussão sobre trabalho. Num limite máximo de 300 vagas. Só terão direito ao certificado (emitido pela Red Estrado, Instituto Lula e CNTE), porém, aqueles participantes matriculados com 75% de participação nas atividades síncronas e com a realização das atividades propostas ao longo do ciclo.

INSCRIÇÕES

Acesse aqui

SERVIÇO

  • Ciclo de Debate Formativo: A Classe Trabalhadora na terceira década do século XXI
  • Inscrições: de 22/01 a 05/02
  • DEBATES: de 23/02 a 06/04 de 2021
  • De forma remota, pelo Youtube, Facebook e Classroom

ORGANIZAÇÃO:

  •  Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Red Estrado)
  •  Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
  •  Instituto Lula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =