Pular para o conteúdo

Rede Latino Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente

Chile

Coordenação

Javier Campos Martínez

Coordenador(a) Adjunto(a)

Leonora Reyes Jedlicki

A Rede Estrado no Chile

A rede de estudos em trabalho docente no Chile se constitui como instância de reflexão, pesquisa e estudo em torno das transformações e condicionantes que marcam a prática docente na América Latina. Propõe-se como um espaço de pensamento crítico, onde movimentos sociais, sindicais e acadêmicos se cruzam e convergem, com questionamentos sobre os significados, consequências e circunstâncias do trabalho dos educadores no marco dos processos de reforma globais que inundam a região. No contexto latino-americano, o Chile é percebido como um verdadeiro laboratório de reformas, a influência que o país exerce no desenvolvimento das políticas neoliberais na América Latina é indiscutível e na educação ainda mais. A urgência de constituir nacionalmente o espírito de crítica aos hegemônicos da rede, passa por contribuir para o desenvolvimento do debate político, o estabelecimento de vínculos entre pesquisadores e equipes, e o fortalecimento dos espaços coletivos de trabalho e discussão.
Desde 2000, pesquisadores e sindicalistas chilenos fazem parte desta rede. Em 2010, foi criada uma coordenação nacional composta por pesquisadores da Universidade do Chile e da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso. Com o objetivo de continuar consolidando a Rede ESTRADO e aprofundar os espaços de intercâmbio e conexão no Chile, em 2019 esta coordenação nacional, junto com organizações de professores e acadêmicos,

fez a convocação para participar do Primeiro Seminário Nacional da Rede ESTRADO em nosso país, com o tema (Re) construindo o Movimento Pedagógico no Chile: Pensando Juntos o Trabalho Docente.
O seminário foi realizado entre 17 e 19 de julho de 2019 na Escola Secundária José Victorino Latarria e reuniu cerca de 180 professores em torno de três painéis centrais, 16 mesas temáticas e seis workshops organizados por grupos de ensino e membros do Estrado Tinto.
No período atual, a Rede Nacional mudou sua estrutura de coordenação agrupando diferentes equipes que hoje permanecem conectadas e em comunicação e que representam diferentes instituições acadêmicas, grupos educacionais e organizações da sociedade civil, entre as quais estão: Stop SIMCE; Centro de Pesquisa para Educação Inclusiva; Departamento de Estudos Pedagógicos da Universidade do Chile; Escola de pedagogia, University Academy of Christian Humanism; Movimento para a Unidade de Ensino; Sexto Movimento Pedagógico; Observatório de Políticas Educacionais do Chile (OPECH). A (re) construção do Movimento Pedagógico no Chile implica fortalecer e gerar redes de professores que reflitam sobre suas práticas, o saber docente das escolas e um projeto educativo para a maioria, desde uma perspectiva de justiça social e pedagógica. crítica, que considera as desigualdades de classe, gênero e etnia e seu impacto no ensino.