Argentina

Coordenador

Ma.E.Martinez

Professor de Ciências da Educação (UNLP); Mestre em Educação e Doutor em Ciências Humanas-Educação (PUC-Rio / Brasil).

Subcoordenador

Mariana Cecilia Ojeda

Professora e Pós-Graduada em Ciências da Educação, possui o Mestrado em Docência Universitária e a Especialização na área.

A Rede Estrado na Argentina

A RedESTRADO – Argentina foi formada na Assembleia Geral de 2010 no VIII Seminário Internacional de Lima, Peru, com a coordenação de Fernanda Saforcada (UBA) e Miguel Duhalde (CTERA). Após 8 anos, no âmbito do XII Seminário Internacional realizado novamente em Lima, em 2018, María Elena Martínez (UNLP) e Mariana Ojeda (UNNE) assumiram a coordenação.

Mantendo o propósito da Rede Latino-americana, o nó Aregntina buscou promover um espaço de debate e análise sobre o trabalho e a formação docente, fomentando o diálogo, o intercâmbio e a ampliação de vínculos entre quem realiza pesquisas, estudos ou experiências relacionadas. com este campo de vários campos, como universidades, institutos de formação de professores, sindicatos, organizações sociais e outras instituições de ensino. Para tanto, a Rede ESTRADO Argentina vem realizando diversas atividades: encontros, trocas de experiências, trabalhos conjuntos,

ha promovido estudios sobre políticas educativas, políticas docentes, formación y trabajo docente; y, ha publicado tres libros que recogen los aportes de investigadores nacionales y extranjeros. Mantiene sólidas alianzas con importantes universidades, centros de investigación en el país y redes: Universidad Politécnica Salesiana, Universidad Central del Ecuador, Pontificia Universidad Católica del Ecuador, CENAISE, Centro Nacional de Investigaciones Sociales y Educativas, Universidad Técnica de Cotopaxi, Editorial Abya Yala, 

Instituto de Altos Estudios Nacionales, Red Kipus, Coalición por el derecho a la educación en el Ecuador, entre outros.

Publicações, pronunciamentos. Nestes dez anos, foram desenvolvidos cinco seminários nacionais:

  • I Seminário “Trabalho e formação de professores na Argentina: debates sobre a política educacional atual”, Resistencia, Chaco, 2011.
  • II Seminário “Trabalho Docente e Pensamento Crítico. Políticas, práticas, conhecimento e transformação social”, Paraná, Entre Ríos, 2013.
  • III Seminário “Trabalho formativo e docente: contribuições para a democratização educacional”, La Plata, Província de Buenos Aires, 2015.
  • IV Seminário “A regulamentação do trabalho e a formação docente no século XXI”, Cidade Autônoma de Buenos Aires, 2017
    V Seminário “Trabalho e formação de professores para a educação pública. Propostas e alternativas coletivas”, Córdoba, 2019.

Da mesma forma, foram publicados seis livros com as comunicações apresentadas e os painéis centrais dos seminários, e numerosas declarações públicas e tomadas de posições políticas sobre as situações sociais ocorridas em nossa região em geral e na Argentina em particular, formando uma linha de pensamento. e ações em torno da defesa dos direitos sociais e da educação pública.

Publicações

Link da publicação

Link da Publicação