Pular para o conteúdo
Rede Latino Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente
IMG_1928

Apresentação

A Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede Estrado) foi criada em 1999, por iniciativa do Grupo de Trabalho “Educação, Trabalho e Exclusão Social” do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) como um espaço de interlocução entre pesquisadores sobre o tema. Nos seus 22 anos de existência, a Rede Estrado foi se consolidando como uma importante produtora e difusora de conhecimento sobre o trabalho docente na região latino-americana, articulando pesquisadores vinculados a universidades e centros de pesquisa, aos  sindicatos e a outros movimentos que atuam em favor da valorização da profissão docente. Atualmente a Rede Estrado está estruturada em 12 países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai. 

Além de pesquisas e estudos comparados, a Rede Estrado realiza seminários nacionais, debates sobre temas específicos, além de publicações de livros e outros materiais (anais de seminários). A cada dois anos, ela promove seminários internacionais em diferentes países da América Latina: Rio de Janeiro, Brasil (1999; 2006); Guadalajara, México (2001); Belo Horizonte, Brasil (2002); Buenos Aires, Argentina (2003; 2005; 2008); Santiago, Chile (2012); Salvador, Brasil (2014); Lima, Peru (2010; 2018). Esses seminários, que reúnem em média 1.000 participantes de diferentes países da América Latina, são importantes espaços de debates sobre a condição docente no contexto latino-americano. A Rede Estrado não é uma instituição jurídica e não conta com financiamento de nenhuma fonte. As atividades que promove são realizadas a partir dos apoios das universidades às quais seus membros estão vinculados.

Rede Latino Americana

Atualmente a Rede está estruturada em diversos países latino-americanos e possui intercâmbio com pesquisadores de países outras regiões, como Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Espanha e Portugal.
A interação entre os investigadores se realiza continuamente pela plataforma virtual, com o uso de sites e listas de e-mails que permitem o compartilhamento e debate de pesquisas sobre a questão docente.
Periodicamente são organizadas ainda atividades presenciais, como seminários nacionais e internacionais que se constituem como importantes espaços de interlocução e têm resultado na publicação conjunta de livros e periódicos. O Seminário Internacional da Rede Estrado está em sua décima primeira edição e já foi realizado em diferentes cidades latino-americanas (Rio de Janeiro, em 1999 e 2006; Guadalajara, em 2001; Belo Horizonte, em 2002; Buenos Aires, em 2003, 2005 e 2008; Lima, em 2010; Santiago, em 2012; Salvador, em 2014).

Fale Conosco

redeestrado@gmail.com

Quem Somos

Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente

Redes Sociais